Pages

Subscribe:

Seguidores

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Projeto Ação Solidária - Construção de Cisternas



 O Projeto Ação Solidária desenvolvido pelo SINDSERV recebeu de uma cidadã e demais cidadãos do Rio Grande do Sul através da Diocese de Caxias do Sul, doações num total de R$ 35.500,00 para construir Cisternas em comunidades da zona rural do Município de Gentio do Ouro. Para a execução deste projeto, foram selecionadas comunidades, levando em conta os seguintes critérios: Comunidades que estavam passando por grande dificuldade de água e famílias de baixa renda. Assim, foram construídas 24 cisternas de placas de 16.000 litros para captação de água de chuva que ficou distribuída da seguinte forma: 12 cisternas na Vila de Ibitunane, 06 na Comunidade de Silvério, 05 na Comunidade de Jatobá Ferrado e 01 em Mato Grosso. Para isso, a diretoria realizou em cada uma delas reuniões com as famílias para cadastramento, orientações, vistoria e assinaturas dos termos de recebimentos das cisternas. 

Esse Projeto de Ação Solidária foi de fundamental importância para as comunidades beneficiadas e para nossa Entidade que não se preocupa apenas das causas trabalhistas, mas que estar sempre buscando  ações que visem  melhorias  nas condições de vida do povo do Município. A construção das cisternas foi uma das experiências que muito contribuiu para o fortalecimento do nosso trabalho, pois apesar do beneficio contribuir para melhorar  a qualidade de vida das pessoas beneficiadas, nos deu a oportunidade de conhecer e vivenciar a necessidade e a luta das famílias para sua sobrevivência neste sertão de vidas tão sofridas.

Dentre as comunidades que construímos as cisternas, Jatobá Ferrado foi a que mais nos chamou atenção por ser uma pequena comunidade com apenas 06 famílias  que deriva uma população de mais de 40 pessoas,todas parentes, mesmo assim, as famílias vivem em constante desunião, e um dos principais motivos é a água, pois esta, porém, ás poucas vezes que chega, vem da comunidade de Mato Grosso através de um sistema de tubulação inadequado. Durante o processo de construção das cisternas a comunidade foi visitada pela diretoria do SINDSERV duas vezes, nestas visitas percebemos e nos comovemos com o abandono por parte do poder público e demais segmentos da sociedade. Diante das dificuldades vividas por estas famílias, o beneficio das cisternas foi  a maior benção que eles receberam até o momento segundo depoimento das pessoas da comunidade, que demonstraram imensa gratidão por essa ação de generosidade vinda de pessoas que nem os conhecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário